A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e a assessora especial de Artes e Economia Criativa, Ana Fagundes, participaram nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, do lançamento do site de vendas da Associação do Artesão e Produtor Caseiro do município de Dom Feliciano, pertencente à Região Costa Doce e à primeira Região Funcional dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
O evento é resultante do projeto iniciado pelo município, no ano de 2020, após ser contemplado no edital municipal com recursos da Lei Aldir Blanc em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), criando um novo modelo de negócio para as artesãs de Dom Feliciano, que envolve processos de qualificação e que culminou com o lançamento do site de vendas ou também chamado e-commerce da Casa do Artesão.Trata-se de um site pioneiro no estado do RS e talvez, no Brasil.
Durante a cerimônia de lançamento do site, na Casa da Cultura e do Imigrante Polonês, a secretária Bia Araujo discursou, destacando a importância do trabalho dos artesãos municipais. “O site de vendas da Associação vem demonstrar que a união das comunidades em torno de um projeto artesanal é viável, produtivo e rentável. Estamos transformando realidades e estar em Dom Feliciano é perceber que as politicas públicas de Cultura vêm sendo executadas e muitas realizações são fruto de parcerias com o sistema S”, complementou a secretária.
Os gestores municipais também se pronunciaram. Na oportunidade, houve a entrega do certificado para as artesãs, seguida de um coquetel de comemoração. Participaram da cerimônia o prefeito de Dom Feliciano, Clenio, Boeira da Silva; a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Janete Balczarek; o secretário adjunto de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Renan Ferreira; o diretor de Cultura, Érico Kenne Rakowski; a diretora de Turismo, Raquel Sivinski Tyska; a presidente da Associação das artesãs, Antonina Sobieraski; a diretora do Senac Camaquã, Denise Sefrim; a responsável pela Casa de Cultura e do Imigrante, vereadora Ana Claudia Lesnik, e as associadas da Casa do Artesão.
Histórico da Casa do Artesão
A Associação do Artesão e Produtor Caseiro de Dom Feliciano foi fundada em 04 de julho de 2017 por um pequeno grupo de pessoas com o intuito de comercializar artesanatos. Esse grupo cresceu e atualmente conta com 33 sócios ativos. Logo em seguida, surgiu a oportunidade do grupo participar de um treinamento com uma designer do Sebrae para a criação de um produto novo que contasse a história da imigração polonesa que é predominante no município. Assim, surgiu a “Coleção Polska”. Ela é toda caracterizada por costumes e tradições que os avós trouxeram. Nesses trabalhos são usadas cores, símbolos, idioma e tudo que simboliza a cultura polonesa. A Associação completou quatro anos de vivência e já tem sua marca pelo artesanato único e raiz nos municípios vizinhos e em toda a Região Costa Doce do Rio Grande do Sul, participando de oficinas, de feiras e festas tradicionais, levando sempre o artesanato e suas histórias.