Jaguarão Online
  • Início
  • Agência
  • Contato
  • Termos & condições
  • Web Lab
No Result
View All Result
  • Início
  • Agência
  • Contato
  • Termos & condições
  • Web Lab
No Result
View All Result
Jaguarão Online
No Result
View All Result
Home Polícia e Segurança

Suspensão da cogestão e de festas de fim de ano: governador anuncia medidas emergenciais para frear Covid-19 no RS

Por webmaster
02/12/2020
em Polícia e Segurança
A A
0
0
SHARES
15
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Diante do aumento do número de casos de Covid-19 em todas as regiões do Rio Grande do Sul e devido à proximidade das festas de fim do ano, o governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (30), mudanças no modelo do Distanciamento Controlado para enfrentamento à pandemia. Acesse aqui o decreto publicado com as medidas.

Entre as ações, estão a suspensão temporária do sistema de cogestão, alterações em protocolos de bandeira vermelha (risco epidemiológico alto), suspensão de eventos e festas de fim de ano, inclusive condomínios, incentivo à restrição de reuniões privadas e familiares, com limite de até 10 pessoas, além do reforço na campanha de comunicação para conscientizar a população e ampliação da fiscalização dos protocolos. (Veja detalhes das mudanças ao final do texto.)

Antes de fazer o anúncio em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Eduardo Leite reuniu-se com o Gabinete de Crise, pela manhã e, por videoconferência, à tarde, com a diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e representantes das 27 associações regionais. Repetindo, assim, o diálogo com a entidade, como foi feito quando o sistema de cogestão foi implementado, de forma colaborativa, no início de agosto.

“Este chamado se dá em função deste quadro que está se desenhando de uma segunda onda, repique da primeira onda ou primeira onda que não terminou, como queiram chamar. Reconhecemos que há de fato aumento de internações, de casos, isso é inegável, e isso pressiona o nosso sistema hospitalar. Precisamos alinhar as ações entre prefeituras e governo do Estado, para que não tenhamos nenhum problema de dissolução de continuidade no processo de enfrentamento da pandemia”, afirmou Leite aos prefeitos.

Segundo o governador, não há uma causa determinante e única para a inflexão no número de internações, levando em conta que, após oito meses da pandemia, as pessoas podem estar cansadas das restrições, o fato de os dias estarem mais longos e quentes, a chegada de fim de ano, que é um período de mais encontros, até mesmo a perspectiva da vacina pode ter feito com que as pessoas relaxassem o cumprimento de medidas de proteção.

 
–
– Foto: Reprodução

“Por isso, precisamos reforçar a necessidade de cuidados e fazer isso com o mínimo de impacto sobre a economia, esse é o foco do Estado, por isso nos reunimos com a Famurs e deliberamos pontos importantes para reduzir a circulação de pessoas e conter a propagação de coronavírus no RS. Agora, o que queremos é que as pessoas se encontrem menos, em festas e confraternizações, ou mesmo em parques e locais públicos, onde tendem a se cuidar menos. Não é hora de aglomerações. Reduzir contatos é muito importante nesse momento, porque quebramos o ciclo de contágio”, completou.

O governo projeta que esse aumento das restrições dure duas semanas, mas, se for necessário, não descarta prorrogar o prazo ou alterar os protocolos.

Decisões tomadas com base em outros países

A gestão compartilhada do Distanciamento Controlado permitia que associações regionais adotassem protocolos mais brandos à bandeira na qual as regiões haviam sido classificadas, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. No entanto, o Gabinete de Crise entendeu que, neste momento de piora no quadro de propagação e atendimento à Covid-19 no RS, seria importante haver uma gestão única em relação às medidas.

“A iniciativa de suspender a cogestão foi muito bem recebida pelos prefeitos para que haja uma regra única em todo o Estado, isso facilita a comunicação, a fiscalização e o cumprimento das regras, é o que a gente espera”, afirmou a coordenadora do Comitê de Dados, Leany Lemos.

“Também é muito importante lembrar que esses procedimentos que estão sendo propostos pelo Estado foram tomados com base no que outros países estão fazendo. Não há uma quarentena ou um modelo de lockdown único no mundo, mas esses procedimentos temporários, seja com restrição de horários e fechamento de atividades, são adotados para que haja uma reversão desse quadro em algumas semanas. São medidas que foram adotadas em outros países e Estados e que o RS também adotará a partir de agora”, acrescentou Leany.

Com a suspensão temporária da cogestão, o governo modifica alguns dos protocolos para bandeira vermelha com o objetivo de reduzir o contato social entre a população gaúcha. No entanto, não haverá limitação de horário de circulação nas ruas, nem proibição de atividades presenciais da educação, considerando todos os protocolos já definidos.

Além disso, as mudanças vêm acompanhadas de duas medidas por parte do governo: apoio da Brigada Militar nas fiscalizações dos municípios, especialmente em festas e confraternizações, e criação de canais específicos para denúncia (telefone 150 e formulário eletrônico Vigilância do Cidadão), assim como reforço das campanhas de comunicação com a população, imprensa e prefeituras.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, lembrou que o Estado mais que dobrou a capacidade de leitos de UTI desde o início da pandemia, mas que muitos foram desativados pelos próprios hospitais quando a curva de casos havia caído. Agora, o governo está conversando com as instituições para reativar os leitos e muitos já estão novamente disponíveis, além de repassar equipamentos para os hospitais e municípios.

“O Estado está fazendo essa força-tarefa para que tenhamos a retaguarda necessária, mas gostaria de fazer um apelo à população em geral. Não basta ter leitos clínicos e de UTI. As pessoas também terão de ajudar para evitar aceleração da transmissão e de novos casos. O autocuidado, o uso de máscaras, a higienização das mãos e distanciamento físico são atitudes que a população também tem responsabilidade”, alertou Arita.

• Clique aqui e veja a apresentação sobre as mudanças feitas pelo governo.

VEJA AS MEDIDAS EMERGENCIAIS

APOIO DO GOVERNO DO ESTADO NA FISCALIZAÇÃO DOS PROTOCOLOS
• Apoio da Brigada Militar à fiscalização
• Criação de canais específicos para denúncia (telefone 150 e formulário eletrônico Vigilância do Cidadão)

SUSPENSÃO DOS EVENTOS E FESTAS DE FIM DE ANO
• Suspensão de festas e eventos de fim de ano, de prefeituras ou de estabelecimentos privados, inclusive em condomínios
• Suspensão do patrocínio por empresas públicas ou apoio de órgãos públicos

INCENTIVO À RESTRIÇÃO DE REUNIÕES PRIVADAS E FAMILIARES
• Limite máximo de até 10 pessoas, excluídas as crianças de até 14 anos.
• Reforço em campanha de comunicação para conscientização sobre isso

MUDANÇAS NO DISTANCIAMENTO CONTROLADO
• Suspensão temporária da cogestão, com adoção de fato da bandeira vermelha;
• Mudanças na bandeira vermelha, com comércio e restaurantes com horário limite, mas sem restrição de dias;
• Inclusão de restrições em condomínios;
• Inclusão da vedação à permanência em locais públicos sem controle de acesso (ruas, praias e praças, por exemplo).

Novas regras para bandeira vermelha:

• Permissão de comércio, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 20h);
• Permissão de restaurantes, lancherias e bares, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 22h), clientes somente sentados, com distanciamento de dois metros entre mesas para grupos de até seis pessoas, sem música ao vivo ou ambiente que prejudique a comunicação;
• Permissão de funcionamento de atividades em locais abertos, com controle de acesso, vedado alimentação e bebidas (shows, espetáculos, drive-in, parques de aventura, zoológicos etc.);
• Vedado o funcionamento de atividades em locais fechados (teatros, cinemas, casas de shows, etc.);
• Vedada a permanência em locais abertos sem controle de público (ruas, praias, parques, praças, etc.), permitida apenas circulação ou prática de exercícios físicos;
• Vedados eventos sociais (casamentos, festas, formaturas, aniversários etc.);
• Vedação do uso de áreas comuns em condomínios e clubes (brinquedos, salões de festas, piscinas, churrasqueiras compartilhadas, quadras etc.);
• Reforço aos protocolos gerais, em especial: máscara, distanciamento, álcool gel e ventilação natural cruzada (janelas e portas abertas);
• Manutenção das atividades de ensino no modelo híbrido, respeitando aos protocolos nas atividades presenciais;
• Demais medidas segmentadas sem alteração.

Texto: Vanessa Kannenberg e Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Fonte: Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul

ADVERTISEMENT

2020-12-01 08:29:15

www.saude.rs.gov.br

Tags: COGESTÃOCorona VírusCovid-19governadorSaúdeSecretaria da Saúde do Rio Grande do Sulsuspensão
ShareTweetSend
Postagem anterior

CONHEÇA AQUI OS PROTOCOLOS DA BANDEIRA VERMELHA UNIFICADA QUE VIGORAM A PARTIR DESTA TERÇA (01/12)

Próxima postagem

TRE/RS JULGA EMBARGOS DE BEBETO NEVES

webmaster

Related Posts

Roubo a Menor: Pronta Resposta do 3⁰BPAF em Jaguarão.
Polícia e Segurança

Roubo a Menor: Pronta Resposta do 3⁰BPAF em Jaguarão.

30 de novembro de 2023 - Updated on 2 de dezembro de 2023
*PRF e PF prendem homem por contrabando de agrotóxicos em Jaguarão*
 Na noite desta terça-feira (28), na BR 116 em Jaguarão-RS, a Polícia Rodoviária Federal prendeu um contrabandista e apreendeu uma c...
Polícia e Segurança

Operação Policial Desmantela Contrabando de Agrotóxicos na BR 116 em Jaguarão.

30 de novembro de 2023
LANÇAMENTO OPERAÇÃO PAPAI NOEL NA ÁREA DO 3º BPAF (JAGUARÃO)                                                                                                                                            ...
Comunidade

Operação Papai Noel: Brigada Militar Reforça Segurança para Enfrentar Desafios Criminais Durante o Movimento Intenso de Dezembro

22 de novembro de 2023
Na tarde de hoje(22), em Operação conjunta, a Polícia Civil de Jaguarão e Arroio Grande, e Brigada Militar de Jaguarão e Arroio Grande, efetuaram a prisão de indivíduo pelo delito de tentativa de homi...
Polícia e Segurança

Indivíduo acusado de tentativa de homicídio em Jaguarão é capturado em Arroio Grande.

22 de novembro de 2023
LANÇAMENTO OPERAÇÃO FRONTEIRA SEGURA NA ÁREA DO 3º BPAF (JAGUARÃO)                                                                                                                                      ...
Comunidade

Operação Fronteira Segura: Cooperação Internacional e Estratégias Integradas no Combate ao Crime na Região Sul.

22 de novembro de 2023
O CBMRS, nesta quinta-feira, 26 de outubro, combateu um incêndio veicular na rua Bento Martins, bairro Centro, no município Jaguarão.
 Ao chegar no local citado, foi constatado que tratava-se de um Vo...
Comunidade

Corpo de Bombeiros de Jaguarão Age Rápido e Controla Incêndio Veicular no Centro da Cidade.

26 de outubro de 2023
Próxima postagem

TRE/RS JULGA EMBARGOS DE BEBETO NEVES

Discussion about this post

Destaques da Semana

  • Marinha do Uruguai Captura Barco Brasileiro com Pescado Ilegal

    Marinha do Uruguai Captura Barco Brasileiro com Pescado Ilegal

    0 Compartilhamentos
    Share 0 Tweet 0
  • Chuva que avança para o Sul do Brasil inunda Montevidéu, veja vídeos.

    0 Compartilhamentos
    Share 0 Tweet 0
  • Operação Policial Desmantela Contrabando de Agrotóxicos na BR 116 em Jaguarão.

    0 Compartilhamentos
    Share 0 Tweet 0
  • Frente fria chega com chuva forte e vendavais; alerta de mais temporais.

    0 Compartilhamentos
    Share 0 Tweet 0
  • Roubo a Menor: Pronta Resposta do 3⁰BPAF em Jaguarão.

    0 Compartilhamentos
    Share 0 Tweet 0
No Result
View All Result

Categorias

Posts recentes

  • Lisiani Rotta realiza o pré-lançamento de seu novo livro, “O casarão”.
  • Frente fria chega com chuva forte e vendavais; alerta de mais temporais.
  • Chuva que avança para o Sul do Brasil inunda Montevidéu, veja vídeos.
  • Sessão Solene Para Concessão de Honrarias do Legislativo – 30/11/2023
  • Roubo a Menor: Pronta Resposta do 3⁰BPAF em Jaguarão.

Jaguarão Online: 27 Anos de Conexão e Informação, Fortalecendo Laços com a Nossa Região.

Últimos Artigos

Lisiani Rotta realiza o pré-lançamento de seu novo livro, “O casarão”

Jaguarens...

Lisiani Rotta realiza o pré-lançamento de seu novo livro, “O casarão”.

2 de dezembro de 2023
Frente fria chega com chuva forte e vendavais; alerta de mais temporais

Frente fria chega com chuva forte e vendavais; alerta de mais temporais.

2 de dezembro de 2023
  • Sobre
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Contato

©1996 - 2023 Jaguarão Online

No Result
View All Result

©1996 - 2023 Jaguarão Online

Welcome Back!

Sign In with Facebook
OR

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Sign Up with Facebook
OR

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gerenciar Consentimento de Cookies
O Jaguarão Online e subdomínios jaguarao.net usam cookies para otimizar o site e nossos serviços.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Preferências
{title} {title} {title}