O principal objetivo desta pesquisa é refletir sobre a história, a memória e o processo de patrimonialização do Teatro Esperança na cidade de Jaguarão, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, apresentando-o como um lugar de memória e de história. Para tanto, buscou-se analisar os motivos que levaram este bem cultural, que ficou com suas portas fechadas por cerca de cinquenta anos, ter se mantido numa condição de um dos símbolos do Patrimônio Cultural da cidade de Jaguarão, testemunhado em pesquisas já realizadas e citadas neste trabalho e ter sido o primeiro bem tombado a ser entregue restaurado à comunidade. Este teatro adquiriu um significado que lhe permitiu este status pela comunidade, lugar que suscita muitas lembranças pelos moradores e, não por acaso, foi alvo direto das políticas públicas para o patrimônio que se desenvolveram nas décadas de 1980 até este momento. A metodologia utilizada é analítico-descritiva e para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica tanto em relação à história da cidade, quanto em relação à sua arquitetura e ao Teatro Esperança, contextualizando a arte teatral no Brasil e no Rio Grande do Sul, e para fundamentar as conclusões e possibilidades apresentadas ao final do trabalho, foi desenvolvido os conceitos de memória e história, patrimônio cultural e lugares de memória. Além disso, buscou-se a documentação ligada ao processo de tombamento estadual e federal, bem como de forma geral, nos acervos da cidade e de outros municípios, as imagens e as matérias publicadas em periódicos desde sua inauguração. Este material, que se encontrava disperso, serviu de forte referencial para montar uma estrutura mais orgânica da história deste teatro e, ao final, apresenta-se ainda uma análise mais detalhada de alguns documentos importantes que servirão de subsídios para futuras pesquisas.
Carlos José de Azevedo Machado – Professor Maninho
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5433