A mudança do tempo começou na manhã desta segunda-feira no Rio Grande do Sul, assim como antecipado pela MetSul Meteorologia, com o ingresso de áreas de instabilidade no estado vindas do Uruguai e do Nordeste da Argentina a partir do Oeste do estado.
Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, nuvens carregadas do tipo arco (em forma de prateleira) avançaram sobre a localidade no começo da manhã de hoje, marcando a virada do tempo com chuva e raios. O vento no aeroporto chegou a 60 km/h.
De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, os volumes de chuva até o final da manhã desta segunda tinham sido de 35 mm em Quaraí, 26 mm em Livramento e 24 mm em Uruguaiana.
As áreas de instabilidade avançavam do Oeste na direção do Sul do Rio Grande do Sul, trazendo mudança do tempo também nesta área do estado. Em Bagé, a chuva já caía durante a manhã de hoje. Nas próximas horas, chove em mais locais do Sul do estado, mas não em toda a região.
Com o ingresso da instabilidade no Oeste e no Sul, muitas nuvens altas tomaram conta das demais regiões gaúchas, onde na esmagadora maioria das cidades não vai chover no dia de hoje.
As nuvens altas vão impedir maior aquecimento, entretanto ainda assim a tarde será quente. No final da manhã, algumas cidades dos vales e do Noroeste gaúcho já estavam com temperatura de 32ºC a 33ºC.
Se por um lado a camada de nebulosidade alta impedirá um aquecimento ainda maior, por outro acentua a sensação de tempo abafado. Por isso, o abafamento será a marca da tarde de hoje em Porto Alegre e grande número de cidades do interior.
A MetSul Meteorologia reitera as informações publicadas mais cedo que neste começo de semana os maiores volumes de chuva tendem a se concentrar no Oeste do estado e que até quarta-feira sequer deve chover em várias cidades, especialmente mais ao Norte do território gaúcho.
Amanhã, dia que será de muitas nuvens no Rio Grande do Sul, a chance maior de chover será em pontos do Oeste, do Centro e do Sul do estado enquanto mais ao Norte do Rio Grande do Sul o tempo segue predominantemente firme e com temperatura alta.
Na quarta-feira, a instabilidade avança e se intensifica no território gaúcho com uma mudança do tempo maior. É o que fará com que chova até o fim do dia na maior parte do estado e com intensidade moderada a forte em setores do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho.
Na quinta-feira, a tendência é de o tempo passar a ser firme em quase todo o Sul do estado ao passo que a Fronteira Oeste e a Metade Norte terão mais nuvens com chuva e garoa em diferentes pontos no decorrer do dia.
Na sexta-feira, o tempo deve seguir firme mais ao Sul do estado com muitas nuvens sobre o Rio Grande do Sul e possibilidade de chuva principalmente em localidades do Oeste, do Centro e da Metade Norte gaúcha.
2024-11-25 11:43:00