A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) espera a sua comunidade acadêmica para a retomada total das aulas presenciais, que ocorre no dia 25 de abril nas dez Unidades Universitárias. Quem já é discente na Instituição precisa ficar atento/a ao período de solicitação de matrícula via web e ajustes de matrículas, que é diferente do período estipulado para os/as ingressantes, que varia conforme o cronograma de cada processo seletivo.
A solicitação de matrícula via web deve ser feita pelo/a discente no período de 8 a 13 de abril e a solicitação via web de ajuste de matrícula nos dias 19 e 20 de abril, exceto pelos/as ingressantes. Já o segundo período para solicitação de ajuste de matrícula vai de 25 a 28 de abril e o pedido deve ser feito pelo/a próprio/a discente, inclusive pelos/as ingressantes, junto à coordenação do curso.
Apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19 é necessária para a matrícula
Para garantir uma retomada das atividades presenciais segura, a Unipampa continuará seguindo os protocolos sanitários de prevenção à covid-19, por isso, o uso de máscaras e a apresentação de comprovante da vacina contra o coronavírus para acesso às dependências da Instituição permanecem obrigatórios.
A apresentação do comprovante vacinal contra a covid-19 ou de atestado médico que justifique o impedimento à imunização ocorrerá via sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) e é necessária para a solicitação de matrícula nos componentes curriculares ofertados no primeiro semestre letivo de 2022, conforme Instrução Normativa nº 8/2022. Ainda de acordo com o documento, serão observados os seguintes procedimentos:
I – documento apresentado pelo/a discente deverá ser homologado por servidor/a do campus;
II – os/as discentes que não estejam com o comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou atestado médico homologado terão suas solicitações de matrícula indeferidas, no processamento das solicitações de matrícula previsto no Calendário Acadêmico;
III – os/as discentes que apresentarem o atestado médico com impedimento à vacinação:
- 1. terão direito à matrícula em regime de exercícios domiciliares, conforme Resolução Consuni/Unipampa nº 249/2019, referente às licenças e afastamentos no âmbito do ensino de graduação;
- 2. poderão realizar matrícula em componentes curriculares ofertados, com carga horária a distância, pela Unipampa;
- 3. poderão realizar matrícula em componentes curriculares presenciais durante o período de solicitação de matrícula junto à Coordenação de Curso, mas, neste caso, a cada aula, a participação estará condicionada à obrigatória apresentação, ao docente, de teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19 realizados nas últimas 72 horas, sendo, em ambos os casos, os testes por conta do/a discente. No caso de o/a discente não apresentar o teste, o/a docente deverá chamar um/a representante do COE-E Local para tomar as providências cabíveis;
- 4. poderão ser colocados em SOD (Sem Oferta de Disciplinas).
IV – os/as discentes que não apresentarem comprovante de vacinação ou o atestado médico com impedimento à vacinação:
- 1. poderão realizar matrícula em componentes ofertados a distância;
- 2. poderão ser colocados em SOD (Sem Oferta de Disciplinas).
Os procedimentos aqui descritos são válidos para todas as etapas do processo de matrícula (solicitação de matrícula, ajustes web e 2º período de ajuste de matrícula). Em caso de dúvidas, o/a discente deve contatar a Secretaria Acadêmica do seu campus.
Fonte: Unipampa Campus Jaguarão
2022-04-07 17:01:57