Fortes temporais começaram a atingir o Uruguai com o aumento da instabilidade por conta de uma área de baixa pressão que vai se aprofundar muito sobre o país vizinho, gerando valores de pressão em superfície atipicamente baixos e com mais ocorrências de temporais.
A intensa instabilidade será consequência de muito profundo centro de baixa pressão que começará a dar origem a um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul em processo que se denomina de ciclogênese.
No decorrer do dia, a pressão atmosférica deve cair acentuadamente, atingindo valores que são pouco comuns de se observar no Uruguai com marcas de 990 hPa a 995 hPa em muitas cidades uruguaias.
O Instituto Uruguaio de Meteorologia atualizou o seu alerta de tempo severo e destaca que até a tarde desta quinta-feira há risco de tempestades muito fortes (algumas ocasionalmente severas) e chuva forte, que se deslocarão do Oeste para o restante do país.
Conforme o comunicado do Inumet, “nas zonas de tempestades podem se dar rajadas de vento forte e muito forte, granizo, atividade elétrica e chuvas abundantes (por vezes copiosas) em curtos períodos”.
O Uruguai já começou a sofrer com a onda de tempestades nesta quarta-feira com a formação de temporais no interior do país que provocaram chuva forte a intensa e ainda rajadas de vento forte.
Uma das cidades mais afetadas foi da de Paysandú, onde o temporal muito forte da tarde de hoje trouxe chuva muito volumosa em curto período que acabou por provocar inundação repentina na área urbana da cidade.
TEMPO | Imagens de momentos atrás da cidade uruguaia de Paysandu com inundação repentina em sua área urbana após tempestade severa de chuva e vento. 📷 via @MatiMederosURU pic.twitter.com/cozXxXYYWj
— MetSul.com (@metsul) October 23, 2024
Além da chuva intensa com alagamentos, o temporal em Paysandú veio com vento muito forte que causou quedas de árvores e galhos em ruas da localidade do interior uruguaio.
O ciclone trará tempo ventoso no Uruguai na sexta-feira com rajadas por vezes fortes de 50 km/h a 80 km/h no decorrer do dia, principalmente em departamentos do Sul e do Leste do país. Isoladamente, as rajadas podem ser mais fortes.
2024-10-23 19:52:00