Ontem (24), protocolei o Ante Projeto que trata sobre Turismo Educativo nas Escolas da Rede de Ensino Municipal de Jaguarão.
O conjunto histórico e paisagístico de Jaguarão (RS), foi tombado pelo Iphan, em 2011, conserva um patrimônio sem similar em número e estado de conservação, no Rio Grande do Sul, com edificações coloniais, ecléticas, art déco e modernistas, diante disso se torna imprescindível de se inserir o turismo na grade curricular da Rede Municipal de Ensino, como forma de valorização e preservação do patrimônio local.
Trabalhar o turismo em sala aula vai possibilitar um olhar diferenciado por parte dos alunos em relação aos prédios históricos da cidade, bem como um melhor entendimento sobre a importância do tombamento de boa parte dos prédios da cidade pelo IPHAN.
A inserção do turismo pedagógico nas escolas será desenvolvido através de leituras, passeios guiados, desenhos, exposição de fotos e debates na sala de aula, com a finalidade de estimular a preservação histórica do munícipio.
O Turismo poderá ser abordado em sala de aula, com o objetivo de reconhecimento por parte do aluno do seu lugar. Este sentimento de identidade, de pertencimento a alguma cultura especifica, faz com que os alunos procurem saber mais sobre as suas próprias situações cotidianas. O entendimento do mundo a que pertencem é essencial à vida humana.
Foto: Edelaine da Rosa Silva
2021-08-24 20:59:01