Os anúncios foram feitos pelo chefe da Antel, Gabriel Gurméndez, esta quinta-feira 7, durante a apresentação da instalação de uma nova base de rádio no Quebracho, cujo objectivo é otimizar a ligação à Internet aos residentes daquela população e arredores. Até o final do ano, 50 cidades do país serão conectadas com a tecnologia de banda larga sem fio LTE, acrescentou.
Gurméndez esteve acompanhado na atividade pelo prefeito de Cerro Largo, José Yurramendi, e pelo prefeito de Quebracho, Héctor Ortiz, entre outras autoridades e representantes departamentais, vizinhos e alunos da escola nº 37 daquela localidade.
Gurméndez indicou que melhorar a conectividade no chamado “interior profundo” do país é uma das prioridades do Governo, uma vez que estas populações tem as suas oportunidades de desenvolvimento e crescimento limitadas. Além disso, afirmou que a pandemia COVID-19 evidencia uma situação de desigualdade e iniquidade que se tenta corrigir.
Gurméndez enfatizou que até o final do ano 50 dessas localidades serão conectadas com a tecnologia de banda larga sem fio LTE. A próxima inauguração no departamento de Cerro Largo acontecerá na Fazenda Las Cañas, e as obras de beneficiação serão realizadas em Getulio Vargas, Cañada Brava e Paso Pereira.
“Vamos cumprir com a colocação da fibra ótica na Lagoa Mirin antes da temporada turística e a conclusão de Rio Branco, ambas neste ano”, disse.
Por sua vez, Yurramendi destacou a vontade do governo nacional de prestar os mesmos serviços e oportunidades a todos os cidadãos, para fortalecer a democracia. Da mesma forma, Ortiz indicou que esta inauguração configura uma jornada histórica no Quebracho, já que se especificou uma meta de toda a cidade.